quarta-feira, 29 de abril de 2009

Manipulação de imagem.


Estamos no século XXI, muitas coisas evoluiram, outras nem tanto. Conceitos mudaram, palavras foram inventadas, a vanguarda ficou velha, o desconhecido ficou chato e tudo se atualiza cada vez mais rápido. 
Surgiram muitas coisas enquanto outras morriam e a arte atingiu proporções enormes.
Talvez você nem considere o que eu vou citar nesse post como arte pelo simples fato de estar presente de forma abundante no meio comercial. Talvez você questione que isso não é foto, que você não gosta pois não lhe mostra a realidade.
Justamente por isso vamos fazer uma pequena analize sobre o assunto do título.


Toda fotografia deixa de ser foto a partir do momento em que é manipulada? Não, ela se torna uma fotografia manipulada.

O que é uma foto tratada? É uma fotografia manipulada.

O que é uma foto antiga restaurada? É uma fotografia manupulada.

O que é uma foto digital colorida passada para P&B? É uma fotografia manupulada.

E se eu fotografar direto em P&B na minha camera digital? Sua câmera tem um processador que irá captar a imagem colorida transformando em p&b, ou seja, É uma fotografia manupulada.

Tendo isso como base, podemos dizer que a grande maioria das fotografias digitais são manipuladas, por mais natural que seja. Muitos pensam que isso surgiu com a fotografia digital e o computador, mas como vamos explicar as montagens feitas antes disso? As pessoas ficavam horas dentro de laboratórios fotográficos escuros cercadas de produtos químicos e ampliadores não somente para revelar um filme e fazer uma ampliação em positivo, mas para fazer correções de erros de fotometria, para tirar ou colocar elementos nas fotografias, etc.

Uma fotografia manipulada não deixa de ser uma fotografia e se você ainda tem algo contra,  questione o trabalho de artistas como Daniel Xavier.

Só para esclarecer, nesse caso estamos assumindo a fotografia "Não Natural", bem diferente da proposta oferecida por Clicio Barroso em seu ótimo trabalho sem photoshop.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores