quinta-feira, 23 de abril de 2009

Photoshop - Entendendo o DODGE and BURN.

Dodge e Burn é uma técnica usada desde a época da fotografia analógica, onde para fazer a ampliação a partir do negativo colocava-se uma máscara para fazer sombra na parte da foto em que a intenção era dar mais destaque e deixar exposto a luz o que era interessante deixar mais escuro,  dessa forma o papel fotografico tinha um tempo mais correto de exposição a luz até finalmente estar pronto para os processos químicos da revelação. E isso é feito até hoje.
A técnica Dodge e Burn acabou virando uma ferramenta do Photoshop, mas sua essência continua a mesma, o Photoshop funciona com o mesmo principio de um laboratório analógico e nessa postagem eu vou dar dicas de como aproveitar bem essa ferramenta.

Configurando o Dodge (Subexposição no photoshop em português) 

O Dodge é a ferramenta que vai dar destaque a um ponto específico da foto, funciona muito bem para dar ênfase ao primeiro plano, detalhes, parte branca dos olhos, cabelos claros, etc. Assim que você selecionar essa ferramenta, vão aparecer na parte de cima do Photoshop as opções de configuração e para um bom resultado configure da seguinte forma:

Intervalo sempre em Realces ou High lights se a sua versão de Photoshop for em inglês. Deixamos o intervalo em Realces porque a intenção é destacar as luzes altas, se deixarmos nas outras opções como meio tom ou sombras a sua foto vai perder muito contraste.

Exposição de 3 a 5 %, dessa forma você tem mais controle da ferramenta.

Agora com o botão direito do mouse deixe a Dureza ou Hardness em 0% para dar mais suavidade e não ficar marcado.

Configurando o Burn (Superexposição)

Essa ferramenta vai deixar mais escuro e dar mais profundidade a sua imagem, funciona bem em marcas de expressão, lábios, cabelos mais escuros, etc. Para configurar essa ferramenta faça o seguinte.

Intervalo sempre em Sombras ou Shadows, nesse caso a intenção é intensificar o preto.

Exposição também de 3 a 5 % para se obter mais controle.

Dureza ou Hardness em 0% para não marcar.


Depois de configurado é só usar cada ferramenta de acordo com a sua função e você terá bons resultados.

Por enquanto é só, até a próxima.

Essa imagem está disponível para download em vários tamanhos  

Clique aqui para baixar.


Foto e tratamento da foto acima por Rafael Braescher.


Um comentário:

Seguidores