terça-feira, 21 de abril de 2009

Adobe Photoshop Lightroom


Não há como pensar em um bom e completo fluxo de imagens que vai da edição até o backup sem pensar nessa excelente ferramenta que é o Lightroom.

O Lightroom é um programa que funciona de acordo com o que você precisa, no meu caso com um só comando eu passo as minhas imagens para o computador em um local de minha escolha, adiciono as imagens para um catálogo do Lightroom que eu mesmo criei, transformo os diferentes arquivos em Raw de qualquer câmera em um arquivo único sem perder qualidade (DNG), nomeio as imagens em uma sequência lógica que eu mesmo criei, adiciono metadados e keywords nas imagens e faço um backup em um HD externo. Lembrando que tudo isso com apenas um comando.
A grande diferença entre o Lightroom e o Photoshop é que no lightroom você não está mexendo diretamente na imagem, mas sim no preview dela, ou seja, você não altera suas propriedades evitando danificá-las.

Segue um resumo do Lightroom.

Library:

Onde é possível vizualizar todas as imagens de uma vez, ótimo para fazer edição, podemos classificar as imagens de uma até cinco estrelas para diferenciar imagens boas de ruins, temos também outras opções de filtro como separação por cores e bandeiras.
No Library podemos também inserir informações na imagem, como o seu nome, contato, etc. Essas informações se chamam metadados.
Outra opção muito útil no Library é o campo de Keywords, onde podemos colocar Tags nas imagens, são palavras-chave que facilitam a busca por suas imagens na web. 

Develop:

Ótimo para tratamento de imagens, extremamente fiél a fotografia e com muitas opções de ajuste de imagem. Muitas imagens de bastam no Develop, não sendo necessario transferir a imagem para o Photoshop para finalizar.

Slideshow:

Nele é possivel montar uma apresentação das imagens que você escolher com muita facilidade, é possível colocar assinatura nas imagens, personalizar  o layout, colocar trilha sonora e até mesmo exportar sua apresentação em PDF.

Print:

Excelente para impressão de imagens, possui diversas opções como impressão de contatos, imagens com as informações que você escolher (matedados), e várias opções de tamanho.

Web:

Deixa suas imagens prontas para serem inseridas no seu site, você define qual será o layout da sua página e ele exporta no formato adequado para inserir no seu site da web.
Também é possível configurar para inserir automaticamente suas imagens em outros sites, como Flickr, Orkut, seu blog, etc.

Esse foi literalmente um resumão do Lightroom, ele é dotado de muitas outras ferramentas  que facilitam muito sua vida, vale muito a pena.


Raw - Arquivo gerado pela câmera com qualidade máxima de imagem, bem superior aos outros formatos como JPEG, TIFF, etc. 

DNG - Considerado como negativo digital,  é um arquivo em raw unificado, cada fabricante de câmeras tem uma extenção de raw diferente, por exemplo: Canon = CR2 e Nikon = Nef. Convertendo esses formatos de RAW para DNG, mantemos a qualidade das imagens e evitamos possíveis conflitos.

Metadados - Informações adicionais que ajudam a proteger sua imagem na web, atravéz dos metadados é possível saber quem tirou a foto, qual foi a câmera usada, a data, hora, local, etc.
isso evita o roubo das suas imagens e facilita a comunicação com você no caso de alguém se interessar por sua imagem.

Keywords e Tags - Palavras-chave. facilita a localização da sua imagem na web de acordo com o que você quer. Por exemplo, se você fotografar uma árvore e colocar na imagem as tags Árvore, Planta e Natureza, qualquer pessoa pode encontrar sua imagem digitando essas palavras em sites de busca, isso é o que dita como você quer que a sua imagem seja vista.


Por enquanto é só, espero que tenham gostado, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores