
A Vila:
A Vila de Paranapiacaba é um marco da presença Britânica no Brasil, e a única Vila ferroviária conservada desde sua fundação, reunindo um importante Patrimônio Histórico, Cultural e Natural. Seu patrimônio arquitetônico foi tombado como Patrimônio Nacional.
Foi construída para atender os trabalhadores da estrada de ferro São Paulo Railway (atual Santos-Jundiaí). Suas casas são de madeira estilo inglês, suas ruas são planejadas, há um relógio no centro da vila que controlava o ritmo das atividades, a estação ferroviária e o movimento de seus trens, além da neblina que cobre constantemente a Vila, todos esses fatores, aliados aos recursos naturais, encantam todos que a visitam.
O Festival:

Músicas, mostras de cinema, performances teatrais e exposições aquecem o inverno em Paranapiacaba. Além da programação cultural, o visitante poderá se deliciar com a gastronomia oferecida pelos restaurantes e casas da vila ferroviária.
Eu tive a oportunidade de acompanhar o 8º festival de inverno realizado no dia 20 de julho de 2008 e para ser mais preciso, tive a honra de fazer a cobertura fotográfica do show do grande músico Zeca Baleiro. Antes do show o Zeca nos mostrou toda sua simpatia em uma maravilhosa coletiva de imprensa, onde falou um pouco sobre seu passado, presente e sobre o que espera do futuro. Elogiou muito a Vila Ferroviária pelo grande festival realizado e ainda teve paciência para dar alguns altógrafos, já que praticamente toda a imprensa do festival era fã do seu trabalho.
Na hora do show, Zeca Baleiro lotou o espaço viradouro da vila, músicas como " Quase nada", "Telegrama", Heavy Metal do Senhor" e muitas outras levaram todos alí presentes para outro mundo fazendo com que o frio e a neblina fossem esquecidos.
Agradecemos Zeca Baleiro e todo o pessoal da sala de imprensa de Paranapiacaba.

Fotos: Rafael Braescher e Mariana Fabio
Texto: Rafael Braescher